O que é cultura? TOMA UM , gravando.


Dia de café cultural,mas e ai, o que é cultura? 

Lais e Rod - tentamos gravar um podcast neste dia -
É TRETA vish ae, senta que lá vem  história

Uma transição da realidade surge da minha necessidade de refletir sobre meus pensamentos. Desde que comecei a me envolver com o cenário político cultural do Brasil sinto uma ruptura acontecer em meu ser. 

Você ja ouviu falar das pessoas que tem a mente funcionando como um cheqlist? pois é eu sou uma delas. 

Minha mente funciona como um cheque list, por isso me relacionar com política me causa ânsia. É problema que nunca acaba, solução que chega mas te faz um adaptado formatado e incubado dentro  das regras do estado.

Então propagar, comunicar a arte e a cultura, passa muito longe do que eu imaginava. 

A vida adulta exige de nós uma lucidez tão grande, tão forte, aceitar a transição da realidade e agir em cooperação com ela.

É bem dificil, viu?!

Eu me sinto em uma transição literal, de aceitar meu papel e aceitar onde posso pisar, escolher bem os jardins  desse terreno, sentindo harmonia, sim, eu escolho viver a harmonia.

Não sinto mais aquela ingenuidade romântica em relação à cultura.
O que sinto hoje é que os fazedores de cultura tem que ser muito inteligente para resistir a indiferença do estado e a soberania de quem faz a ponte entre cultura, ARTISTA e sociedade. 

Nenhuma dualidade a cerca do formato que se faz cultura, mas muita dualidade em como entregar cultura sem ser corrompido, como entregar uma cultura viva. limpa, digna, real, bela ao mesmo tempo que educa, cria valores e virtudes para criar um ser autônomo, criativo, harmônico. Essa é minha preocupação. 

A cultura sagrada, a cultura viva da transformação da arte, é nessa cultura que acredito, é essa que cultura que pulso! 

Hoje o que percebo é que as pessoas que fazem cultura são verdadeiros resistentes, acostumados com problemas e indiferenças, mãos calejadas do jogo político, o xeque mate do xadrez, possuindo autoridade e brasilidade, o esperto conquista o bobo, o bobo contrata o palhaço alguns pintam suas caras, os palhaços da era, saem pela cidade distribuindo pirulitos (acreditam em sua arte ou só estão ali para mascarar o cachê?) chamando isso de cultura, banalizando a profundidade da cultura.


Mas afinal o que é cultura?

O que é cultura? Já pensou no impacto dela, no seu dia?
Pensou no escritor que fez sua vida mudar com uma ideia, pensou que a música que te salva passou por diversas mãos até chegar pronta para você, pensou no quanto um fazedor de cultura se desdobra para que tu assista uma peça de teatro, ele tem que: sair de casa, fazer aula de teatro passar por diversos processos interiores, se expor, conseguir trabalho, ensaiar, corresponder a expectativa da: empresa, do diretor, dos clientes, dos atores que contracenam com ela, a expectativa de si mesmo que quase sempre é COBRANÇA, e depois de tudo isso ainda tem a crítica da imprensa, aquele julgamento do que é bom ou ruim, dualidade.

 Sabe porque o trabalho da cultura é para corajosos?

Porque só a cultura paga o preço do desconhecido para viver seu sonho, para alcançar o sublime e transpassar as peles, sintonizando algo que toque você.

Porque nos toca.

O que a cultura é para mim numa visão ampliada faz parte de uma travessia de horizontes, horizontes desconhecidos e belos, vertente de harmonia, diversidade e alegria, é muito foda conhecer culturas!


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Degraus - d´eus - transcendentes

Um é perto de infinito.