Qual é a principal barreira que separa um artista de viver o seu sonho? O Mundo social.

No dia 24 de janeiro de 2020 iniciou em Canela o Festival de DJS, com curadoria comunicacional do Portal Atores Sociais e com apoio integral da Secretaria de Turismo e Cultura de Canela o festival se torna a ponte entre o sonho de 20 projetos de DJS locais e o social.

Que a musica eletronica sempre foi alvo de crenças limitantes não é novidade, desde que surgiu no Brasil a musica eletronica era vista com olhos descriminativos, o que trago como reflexão no inicio do contar desta história é: quando vamos aprender a respeitar, ver e ouvir verdadeiramente quem são os seres por tras desta arte?

Eu confesso, já fui uma dessas pessoas que julga erronamente o trabalho de DJS, que atire a primeira pedra quem nunca pensou ou falou que DJ era algo fácil de fazer.. eu ja falei isso e me sinto envergonhada. Namoro um DJ sonhador e apaixonado por música. Conviver com ele diariamente e ver toda a dedicação que ele dispoem para realizar o seu sonho de levar a música é realmente uma das coisas mais bonitas que eu já vi.

Hoje foi o segundo dia de Festival de Djs aqui de Canela, conseguimos a aprovação oficial no mesmo dia do ínicio do evento. A vibração positiva e a confiança que o Rodrigo desempenhou até essa aprovação ser real, é admiraadora (gente eu já teria perdido a paciência kk) e arruma planilha daqui, arruma planilha de lá… ajustes e mais ajustes até ficar burocraticamente correto e sati$fatoriamente aprovado leva um tempo. Eu sempre soube da capacidade que tem um sonho mas ver de perto assim, tão no olho, é arrasador!

No primeiro dia de evento estavam lá 18:30h os primeiros Djs a tocar… criei uma apresentação bem simples e objetiva, enfrentei o desafio -até porque eu nunca tinha apresentado um evento antes – e falei , corajosamente dei inicio ao festival.

Nos primeiros minutos era INACREDITÁVEL, como assim isso está acontecendo? DJS na praça de uma cidade se apresentando livremente tocando NUDISCO na temática Back to back, ual foi maravilhosamente bom o sentimento de pertencer a algo inédito.

Iniciamos a noite com o Projeto HOLICKERs 3 djs amigos que tinham em comum tocar em uma boutique francesa, com toda autenticidade e improviso resolveram brincar no estilo Back To Back. Foi sensacional a alegria de Diego Muller todo empolgado, contou nos bastidores algumas de suas aventuras como DJ. Greg e Rodrigo já posseum uma afinade natural aquela sinergia pelo olhar dos dois, isso sim que eu chamo de sintonia.

Desde que foi anunciado publicamente já começamos a enfrentar os desafios e crenças limitantes, o que percebi claramente em dois dias de evento é que ser artista, ser inteligente, pensar no impacto social, trabalhar pela convergência harmônica, mostrar a cara destemidamente e ainda assim ser remunerado por isso, incomoda muita gente. PorquÊ?

1. Simplesmente porque as pessoas tem o hábito de reclamar.
2. Porque dói ver o outro feliz fazendo o que gosta
3. É estremamente delicado confiar em quem realmente te apoia ou está louco para que tudo dê errado.

Afinal para quem isso importa? Todo artista é movido por seu sonho, enfrenta perrengues, enfrenta seus diabos internos, para doar sua essência e isso não é diferente com um DJ.

Ver o brilho no olho dos artistas que se apresentaram até agora foi sensacional.

Momentos únicos que me marcaram foram 3 até agora:

- As crianças dançando toda vez que se aproximam do palco, na maior ingenuidade e pureza.

- Eu falando com um grupo de meninas adolescentes sobre o quão importante a arte é para a confiança feminina.

- Ver um dj cheio de lágrimas nos olhos porque sua mãe estava presente, e se sentir contagiada pela história dele, eu fui conversar com a mãe do Alisson Vieira, ela me contou que quando ele decidiu ser DJ ele foi procurar um curso. Ficou durante um tempo estudando em POA nos finais de semana, ela conta que ficava super preucupada mas que confiava no filho e queria ver ele feliz. Sempre apoiou ele. O brilho no olho do Alisson, deixa claro o porque dessa carreira como artista profissional dele ,que já dura a 10 anos, tem um grande homem que foi atras de seu sonho tocando em lugares renomados do Brasil, com parcerias de peso e hoje já produz musica, vive disso.

Enfim, ver a timidez da plateia e o pouco publico destes 2 dias não altera em nada a minha enorme satisfação de fazer parte disso. Eu sou a principal estrela do meu filme sem regras eu vim viver e vim amar e vim ser uma ponte entra a arte e o social. Eu acredito e faço um mundo onde agir pelo meu sonho e contribuir para que mais artistas vivam em plenitude e leveza o seu, é meu sentido.

Pode ser desafidor contentar todo mundo e dai?

Helllouuuuuuuuuuuuuu

eu não estou aqui para fazer isto.

Estou aqui para mostrar que arte transforma! Que a arte cura! Que ter sonhos faz sentido e mais importante que isso é criar estratégias, questionar, ser inteligente, fazer acontecer!

Hoje eu vejo um DJ com outros olhos, além de que ganhei um universo novo rico em cultura e pessoas lindas que AGEM por si e por seus sonhos, sério na boa, vai viver teu sonho irmão reclamar na internet já esta bem fora de moda.

Ah quem sou eu?

Eu sou o conto do riso de qualquer tempo, uma poeta apaixonada por seu namorado que apoia ele integralmente e de vez em quando arrisco umas artes por ai….

Confira na integra tudo que estará acontecendo no site www.portalatoressociais.com.br/festival




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Degraus - d´eus - transcendentes

Um é perto de infinito.